Previsão cerealífera para a campanha 2011-2012

Votos:  / 0
FracoBom 

A produção de cereais na União Europeia na campanha de 2011/2012 alcança as 283,06 milhões de toneladas, um valor em está em linha com a média dos últimos cinco anos.

 

No entanto, existe uma preocupação em relação com a qualidade, a qual varia segundo os Estados-membros, como resultado das más condições climatéricas, segundo as estimativas do Copa-Cogeca, confederação que agrupa agricultores e cooperativas da União Europeia (UE).

As previsões para o próximo ano não mostram grandes mudanças nos valores de produção em comparação à campanha anterior, com uma superfície cultivada de 55,75 milhões de hectares, que é ligeiramente superior à campanha de 2011/2012, mas distante do recorde assinalado em 2008.

No caso do milho, a boa colheita deste ano levou os agricultores a manterem a mesma superfície semeada para 2012. De acordo com o Copa-Cogeca, um dos factores que cria incertezas na previsão de colheita são os preços altos dos factores de produção, que estão perto dos recordes atingidos em 2009, o que pode desincentivar o cultivo.

Fonte: Agrodigital

Informações adicionais