Terraprima - fundo portugês de carbono

Votos:  / 1
FracoBom 

Fomos informados pela terraprima do novo periodo de candidaturas para a sementeira de prados permanentes biodiversos ricos em leguminosas.

SEQUESTRO DE CARBONO EM PASTAGENS PERMANENTES SEMEADAS BIODIVERSAS RICAS EM LEGUMINOSAS

Projecto Financiado pelo Fundo Português de Carbono

FASE II – SEMENTEIRAS EM 2011 e 2012

Na continuação do projecto iniciado com sementeiras em 2009 e 2010, a Terraprima dá início à nova fase que contempla sementeiras em 2011 e 2012, para compromissos até 2014.

VANTAGENS PARA OS AGRICULTORES

Os agricultores que procedam à instalação e manutenção destas pastagens terão ao seu dispor uma remuneração anual pelo sequestro de carbono até 2014. Esta remuneração, recebida a partir dos 2 hectares, é acumulável com outros apoios no âmbito do PRODER, nomeadamente apoios ao investimento agrícola e florestal e medidas agro-ambientais, entre outros. Os agricultores serão também acompanhados tecnicamente.

Quanto maior for a área total semeada em cada ano, assim também o será o pagamento por hectare a cada agricultor. Se forem alcançados 15 mil hectares por ano,  prevêem-se os seguintes pagamentos:

- Instalação em 2011, até 150 euros/ha, divididos em partes iguais (50 euros/ano) pelos anos de 2012, 2013 e 2014;

- Instalação em 2012, até 140 euros/ha, divididos em partes iguais (70 euros/ano) pelos anos de 2013 e 2014.

Mais informações e o formulário da pré-adesão em: http://agricultores.extensity.pt/.

PRÉ-ADESÃO

De momento, dado que o valor do prémio depende da adesão total, é essencial para a Terraprima conhecer a área prevista a instalar. Por esse motivo, é necessário que os agricultores que desejam aderir ao projecto façam a pré-adesão com urgência em http://agricultores.extensity.pt/ ou nas entidades de apoio administrativo distribuídas por toda a área de implementação do projecto.

ESCLARECIMENTOS

Qualquer pedido de esclarecimento pode ser remetido à equipa Técnica da Ajasul, ou em alternativa à Terraprima.

Fonte Terraprima

Informações adicionais