Fim das quotas leiteiras

Votos de utilizador:  / 0
Fraco      Bom 

O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a um acordo informal sobre as medidas a adoptar para preparar os produtores de leite para o fim do regime de quotas leiteiras em 2015.

 

 O principal objectivo da proposta de regulamento, na sequência da crise do leite de 2009, é aumentar o poder de negociação dos produtores de leite, garantindo preços mais justos para o leite em cru que e, assim, ajudá-los na transição para o fim do regime das quotas.

As medidas, avançadas há um ano pela Comissão Europeia, incluem o reforço do poder negocial dos produtores, nomeadamente através de contractos escritos entre os produtores e os transformadores de leite.

Bruxelas propôs ainda a possibilidade de negociação colectiva das condições contratuais através das organizações de produtores, de modo a «equilibrar o poder negocial dos produtores de leite com o dos grandes transformadores».

O documento negociado entre o Parlamento Europeu (PE) e Conselho prevê também uma disposição para a gestão da oferta de queijos geograficamente protegidos.

O volume a negociar terá um limite de 3,5 por cento da produção total da União Europeia (UE) e os 33 por cento da produção nacional, excepto nos três países em que esta é inferior a 500 mil toneladas, cujo limite é fixado nos 45 por cento, nomeadamente Malta, Chipre e Luxemburgo,

A proposta, apresentada em Dezembro de 2010 pela Comissão Europeia, terá que ser formalmente aprovada pelo Conselho de Ministros da Agricultura da UE e pelo plenário do PE, um processo que deverá estar concluído no início de 2012.

Fonte: Correio da Manhã

Dados adicionais